LETA desde 1987

Instituído em 1987 pelo professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, o LETA é pioneiro na pesquisa e ensino de etologia aplicada no Brasil

Desde os anos de 1980, o LETA vem se dedicando ao estudo do comportamento de bovinos em pastagens naturais e de sistemas de produção de base ecológica, com ênfase no bem-estar animal. As linhas de pesquisa desenvolvidas pelo LETA estão focadas no comportamento e em sistemas de produção promotores do bem-estar animal e da sustentabilidade ambiental, econômica e social, voltados à criação animal de base agroecológica.

Atualmente, o LETA desenvolve projetos nas áreas de comportamento e bem-estar de várias espécies animals; manejo agroecológico de pastagens, criação animal agroecológica e formas terapêuticas não convencionais. As linhas de pesquisa às quais o LETA se dedica estão na área de concentração Agroecologia, do Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas da UFSC.

No decorrer de seus 30 anos dedicados ao ensino, pesquisa e extensão, voltados à realidade da agricultura brasileira, o LETA gerou inúmeras publicações em periódicos científicos de repercussão nacional e internacional e formou dezenas de estudates de graduação e pós-graduação.